Vida de Galileu




         Galileu Galilei nasceu em Pisa, na Itália, em 1564, filho de um músico e cientista amador chamado Vincenzio, que adorava criticar idéias aristotélicas, todas baseadas apenas no pensamento e na filosofia. Aos seus dez anos, se mudou junto dos pais para a famosa Florença, onde, tendo mais estrutura, pode estudar em um mosteiro, o que era muito comum nas famílias da época, já que a igreja principalmente, se encarregava da educação básica do povo mais pobre, e lá, aprendeu latim, matemática, gramática, lógica, e claro, religião, matérias que lhe seriam muitos úteis em diversas fases de sua vida.
         Logo depois, por obrigação do pai, Galileu volta em 1581 para Pisa a fim de estudar medicina na Escola de Artes da Universidade de Pisa, mas sempre escapava de tais aulas, já que não tinha vocação para ser médico, e ia para as de matemática, que gostava muito, e assim, mudou seu curso para esta, o que causou grande descontentamento do pai, e nesta época, o cientista cria as leis do Pendulo, observando um candelabro em uma missa que acabara de ser aceso, e contara com seu pulso as oscilações deste.



         Em 1585, saiu da Universidade sem se graduar, e logo foi a procura de emprego em Florença, e, sendo extremamente eficiente em matemática, foi empregado na já conhecida Universidade de Pisa, por se tornar amigo do marquês Guidobaldo Del Monte, embora o salário fosse pequeno, e provavelmente, foi nesta época que fez o famoso experimento da bola de canhão e outra bem pequena, provando que Aristóteles estava errado quanto a lei da queda dos corpos. Ainda, no mesmo ano, seu pai morrera, tendo assim Galileu, de cuidar de dívidas do parente, do dote de casamento de sua irmã, e tendo que arranjar um novo emprego já que seu contrato não fora renovado.
Porém, seu amigo o marquês Guidobaldolhe arranja outro emprego, agora em Pádua, na universidade local, e onde se aloja com outro grande e rico amigo, Gianvicenzo Pinelli. Este possuía boas amizades, o que significava que tinha amigos muito poderosos, e ainda, possuía uma grande biblioteca, onde Galileu pode estudar e se aperfeiçoar, tornando-se um grande e popular professor.
         Em seu tempo livre, além de executar experimentos, Galileu ia à grandes festas e em bares, se embebedando, como no dia em que ele e seus amigos dormiram em um quarto de hotel que possuía um buraco que levava à um porão úmido e gelado, e assim, todos se adoentaram. Apenas Galileu sobrevivera, nunca mais se recuperando do forte reumatismo e vários outros males.Depois de um tempo, alugou uma casa onde desenvolveu o compasso militar, e aos 35 anos, se casou com Maria Gamba, com quem teve três filhos, sendo dois antes de nascer, o que não dava o direito a estes de se casarem, e como eram duas meninas, foram levadas á um mosteiro.
         Com grandes descobertas feitas sobre astros, Galileu se tornou célebre, e ganhou a fama de poder ler horóscopos, fato em que não teve muito êxito, já que preverá vida longa à um grão duque, que morrera a 20 anos depois. Após isso, em 1609, produziu e apresentou um telescópio, que antes era usado apenas como brinquedo pela sociedade. Mas seu produto era muito mais poderoso, podendo-se observar com ele até Saturno e seus anéis. Com suas primeiras observações do espaço, Galileu publica então um livro chamado “Mensageiro das Estrelas”, em que escreve também suas primeiras conclusões sobre o movimento dos planetas e inclusive da Terra, considerada pela igreja católica o astro principal. Com este livro, também consegue grande apoio de seu amigo, por belíssimas dedicatórias, o grão-duque Cosimo II, sucessor do que morrera mesmo com as previsões de Galileu, e assim, é nomeado por este como Matemático Chefe da Universidade de Pisa e Filósofo e Matemático do Grão-Duque, emprego que lhe rendia muito dinheiro.
         Mas, mesmo com toda essa ajuda, Galileu teve grandes dificuldades para ter suas idéias aceitas, pelo fato de ser muito arrogante com quem discordasse dele, tendo assim a fama de brigão, e formando um grupo de inimigos, o qual denominava Liga dos Pombos, nome dado por ser chefiada por Ludovico delle Colombe, e o último nome significa pomba, que em alguns dialetos também significa “panaca”. Além disso, em 1611, Galileu viaja à Roma e é aceito na Academia dos Linces, nome dado por seus participantes possuírem uma excelente visão sobre as coisas, assim como o animal, era primeira sociedade científica já formada.

         Porém, no mesmo ano, emitiu uma carta rebatendo a hipótese de outro cientista, e na mesma, escreveu que a Terra se movia, tese de um outro cientista, Copérnico, que era apoiado por Galileu e com isso, estava contestando Aristóteles, e assim, estava também contestando a Igreja. Foi aí que sua situação começou a complicar. Inimigos de Galileu o acusavam de anticatólico, o que já dera a morte a muitos que tentaram, e mesmo ele não sendo nada disso, viu-se obrigado a afirmar que suas descobertas apoiavam as idéias da Bíblia, mas sempre tento discordar destas, já que gostava de uma boa briga. Mas esta começara a perder, já que quem lia a Bíblia, por não poder interpretá-la jamais, o que era pecado, afirmava que a Terra não se movia, e o padres e bispos as vezes até se recusavam a olhar pelo telescópio, jurando que nada havia lá.
         Assim cansado da discussão sem fim, Galileu levara o assunto ao papa Paulo V, em 1615, que decidiu, junto com uma comissão, que as sua idéias eram sim anticatólicas, e o obrigou a renunciá-las, em troca de não poder mais discutir esse assunto. Mas, difícil como era, o cientista, no ano seguinte, já estava discutindo sobre o assunto, defendendo novamente a idéia de Copérnico. Fazia isso sem medo, já que havia entrado na religião Católica um novo papa, Urbano VIII, que adorava a ciência de Galileu, pedindo até que seus criados lessem livros do cientista enquanto se alimentava. Assim, com a intenção de livrar seu amigo de perigos da igreja, Urbano propõe à Galileu que este fizesse um livro em que falasse das duas teorias, a Geocêntrica e a Heliocêntrica, sendo imparcial entre as duas, e foi o que fez, desenvolvendo assim o “Diálogo entre Galileu Galilei, linceano, matemático especial da Universidade de Pisa e filósofo e matemático-mor do sereníssimo Grão-Duque da Toscana. Onde, nos encontros de quatro dias, há uma discussão concernente aos dois principais sistemas do mundo, o ptolomaico e o copernicano, propondo de forma não conclusiva as razões físicas e filosóficas tanto de um lado como do outro”, livro em que utiliza de três personagens, um que apóia uma das idéias, outro que apóia a outra idéia, e um terceiro sendo neutro, e que apesar do título, ele conclui que a teoria heliocêntrica seria a correta, o que causou a ira do papa, principalmente pelo fato de que o personagem neutro seria ele. Assim Galileu foi intimado de ir à Roma, onde foi julgado pela Suprema Inquisição, assim, em 1633, ano em que sua filha predileta morre, com 69 anos, o cientista foi forçado a assinar um documento e a declarar que a Terra não se movia, e que nunca mais escreveria um livro, tendo de viver em prisão perpétua, que conseguiu, pela influência de seus amigos, que fosse em sua casa.


         Mas mesmo assim, por meio de cartas, lançou mais um livro, “Discursos e demonstrações matemáticas concernentes a duas novas ciências”. E ainda, no fim de sua vida, mesmo cego, constrói um relógio de pêndulo, o qual a montagem foi executada por seu filho com sua orientação, e assim, em 1642, Galileu Galilei morre, deixando um gigantesco legado, e o caminho quase que livre para outros cientistas.