Legado Científico



          Galileu Galilei, tendo quebrado o grande período de estagnação do conhecimento científico, foi um dos cientistas mais importantes da história. Antes dele, as teorias e leis se davam pelo pensamento, ou seja, para se desenvolver uma teoria, deveria-se fazer o uso de pensamentos filosóficos e lógicos, método aprimorado principalmente por Aristóteles. Assim, se formulara diversos conhecimentos errôneos, com muitas interpretações equivocadas.
         Na época em que Galileu nascera não era diferente, principalmente pelo fato de a igreja Católica, a mais importante, ter visto nos pensamentos do grande filósofo grego as justificativas para vários fatos decorrentes na Bíblia. Assim, quando Galileu inventara o novo e atual método científico, em que se faz experimentos e observações, ele revolucionara a Ciência e a sociedade, podendo-se assim, ter-se certeza das hipóteses formuladas de acordo com deduções feitas a partir de um fato.



         Com seu novo método, Galileu pôde propor novas leis, contestar hipóteses e até a igreja, o que era considerado um sacrilégio, como vemos em diversos experimentos executados por ele. Como já dito, na época em que estava estudando na Universidade de Pisa, ele estava em uma missa, porém, prestando atenção em um candelabro que acabara de ser aceso, e ficava balançando de um lado ao outro. Assim com seu pulso, contou quanto tempo demorava ao objeto para este fazer uma oscilação, constatando que o fato demorava o mesmo tempo, e assim, interessado no assunto, logo fez diversos experimentos em que formulou as leis do pêndulo, que consistem nos fatos de que este objeto leva o mesmo tempo para oscilar independente da grossura da corda, ou de seu peso. Porém, depende do comprimento da corda, se esta for quatro vezes maior que outra, ela vai demorar o dobro do tempo para completar uma oscilação.



         Outra grande lei a qual sua criação é atribuída a Galileu seria a da queda de corpos, em que pela primeira vez contesta Aristóteles, que diz que se um elemento é duas vezes mais pesado que outro, ele cairá duas vezes mais rápido, o que está errado segundo os experimentos do cientista. Nestes, ele joga da torre Inclinada de Pisa uma bola de canhão e outra bem mais leve, e percebe que elas caem ao mesmo tempo no chão.
         Como principal legado, Galileu é atribuído a defesa do Héliocentrismo, tese criada por Copérnico, astrônomo polonês, em que na verdade, seria o Sol que se encontra no centro do Universo, não a Terra, como antes era pensado. Por observações feitas com seu telescópio, de fabricação caseira e muito mais eficiente que os antes fabricados, pode descobrir, além de novos corpos, como as luas de Júpiter, que os planetas aumentavam e diminuíam de tamanho de acordo com a época do ano, o que não aconteceria se a Terra estivesse parada. Porém, este e diversos outros argumentos não foram necessários para que pudesse comprovar à igreja sua teoria, tendo que viver o resto de sua vida preso em sua casa.
          Galileu também, além de tais descobertas, inventou uma espécie de bomba de água muito mais eficiente que as outras já inventadas, e construiu o compasso militar, instrumento que poderia desde ajustar a mira de canhões, medir a quantidade de pólvora necessária para cada tipo de bala, até fazer raízes quadradas.